FAQ - Campanha Seja Legal

Perguntas frequentes


1. O que é software proprietário?
Do ponto de vista conceitual, software proprietário é aquele que não é livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente. No entanto, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) adquiriu sua participação no Programa DreamSpark™ Premium da Microsoft®. Portanto, a EMC/UFG está qualificada para distribuir softwares da Microsoft® gratuitamente para seu corpo docente, alunos e instaladores de laboratório.


2. Quem pode participar do DreamSpark™ Premium?
Para estar qualificado para uma associação DreamSpark™ Premium, os usuários devem estar vinculados como docente da UFG e ministrar disciplina(s) de pós-graduação ou de graduação na EMC/UFG. Os alunos devidamente matriculados (regulares) e instaladores de laboratório dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Engenharia de Computação também podem participar do Programa.


3. Quais softwares podem ser adquiridos na web store por meio do DreamSpark™ Premium?
Praticamente todos os programas da Microsoft® podem ser adquiridos por meio do DreamSpark™ Premium, o que inclui: (a) Sistemas Operacionais; (b) Ferramentas para Desenvolvedores e Designers; (c) Aplicativos; e (d) Servers. Raramente, um software ou pacote ainda não está disponível por meio do DreamSpark™, como é o caso do pacote Microsoft® Office™. Entretanto, outros softwares específicos e disponíveis se destacam, como por exemplo, as seguintes ferramentas para desenvolvedores e designers: o Microsoft® Visio™; Microsoft® Project™; e Microsoft® OneNote™. Lista completa dos softwares aqui.

 

4. Como funciona o cadastramento dos usuários na plataforma ELMS™?
Os usuários fazem um cadastro inicial no sítio do Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti). Após aprovação dos cadastros, senhas são enviadas aos usuários aprovados para participação no DreamSpark™ Premium. A autenticação dos usuários é realizada na plataforma ELMS™. IMPORTANTE: No momento do cadastro no sítio do Engemulti, não deixe de cadastrar o seu e-mail idêntico ao cadastrado no Portal UFGNet. Esse é apenas um dos dados que são verificados pela EMC/UFG na autenticação dos usuários que se inscrevem no Programa.

5. Como funciona a compra das licenças dos softwares da Microsoft® por meio do DreamSpark™ Premium?
Após autenticação do cadastro do usuário pelo Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti), o usuário recebe uma senha enviada por e-mail. A partir daí, os downloads serão realizados através de um portal online gratuito, chamado ELMS™ (do inglês: Eletronic License Management System) que proporcionará aos alunos e professores acesso fácil e instantâneo a todos os títulos do DreamSpark™ Premium, garantindo que sua instituição não precise adicionar recursos internos ou sobrecarga para gerenciar seu programa de software DreamSpark™ Premium.


6. Há algum custo para os usuários do DreamSpark™ Premium?
Não. A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) adquiriu a licença do DreamSpark™ Premium e não repassa esses custos para seus usuários.


7. As licenças dos softwares adquiridos na web store por meio do DreamSpark™ Premium são vitalícias?
Sim. Ao adquirir os softwares na web store por meio do DreamSpark™ Premium, os usuários estão adquirindo licenças dos softwares com direitos perpétuos para uso acadêmico e não comercial.


8. Por quanto tempo os softwares adquiridos na web store por meio do DreamSpark™ Premium serão atualizados sem custo para o usuários?
Estão garantidas as atualizações dos softwares adquiridos Web store por meio do DreamSpark™ Premium e sem custo para os usuários, durante a vigência do Programa que pode chegar a três anos, a partir de 29 de agosto de 2013 . Entretanto, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá renovar sua participação no Programa caso haja interesse por parte da Microsoft®. A priori, a Microsoft© reserva-se o direito de descontinuar o Programa a qualquer momento. Entretanto, acredita-se que a empresa honre sua parte caso a EMC/UFG gerencie a sua participação no Programa DreamSpark™ de maneira bem confiável e fidedigna. Assim, pedimos o cumprimento das cláusulas por parte dos usuários da EMC/UFG, conforme formulário de inscrições prévias no Portal do Engemulti e Contrato de Assinatura do Microsoft© DreamSpark™ Direct (clique para ter acesso ao arquivo do DreamSpark ™ EULA).

9. Por que o Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti) administra a distribuição das licenças do DreamSpark™ Premium em ciclos mensais?
O Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti) administra a distribuição das licenças do DreamSpark™ Premium para que uma autenticação dos usuários seja realizada em tempo hábil, pois não há integração do Banco de Dados Oracle da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Portal UFGNet) e a plataforma ELMS™ da Microsoft®.


10. A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz apologia à utilização de softwares proprietários? Não. Na verdade, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) incentiva o uso de software livre e também de software proprietário. Use sua liberdade de escolha! Seja Livre! Seja Legal!

 

Outras perguntas: aqui