Conheça o Engemulti

Atualizado em 14/12/16 16:43.

O “Laboratório de Engenharia de Multimeios” (Engemulti) utiliza as tecnologias multimeios, principalmente a infraestrutura de videoconferência, para diversas aplicações de colaborações científicas, acadêmicas, serviços, Educação a Distância (EaD) e encontros de grupos de pesquisa. O principal objetivo é subsidiar a manutenção de uma infraestrutura para a realização de videoconferências na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após a criação da infraestrutura de recursos multimeios para a EMC, o Engemulti disponibiliza sua estrutura de rede de videoconferência para toda a comunidade científica da UFG, tanto do campi da capital como os campi do interior. Portanto, o Engemulti contribui com um estudo do impacto causado no desenvolvimento científico e tecnológico na implantação da infraestrutura de recursos multimeios para o Estado de Goiás.

A videoconferência é uma ferramenta de colaboração nas empresas que possibilita conferências de vídeo e áudio em tempo real entre (1) PC´s em rede, conhecidas como videoconferências eletrônicas, ou (2) salas, ou auditórios de reuniões em rede em diferentes locais, chamadas teleconferências. Em ambos os casos, a colaboração entre equipes e empresas pode ser ampliada como uma classe inteira de comunicações interativas em vídeo, áudio, documentos e whiteboards. A videoconferência eletrônica pode acontecer pela Internet, Intranets, Extranets, bem como por telefone público e outras redes.

Em alguns casos, não é permitido ao usuário o recurso de vídeo sendo limitado somente ao sinal de áudio (Voz sobre IP), seja por falta de equipamento adequado e/ou pouca largura de banda. Com a difusão de tecnologias como ADSL, ISDN e um futuro próximo Ethernet na última milha, o uso de videoconferência tende extrapolar o ambiente coorporativo. A videoconferência eletrônica está se mostrando uma maneira eficiente, econômica e eficaz de apoiar as comunicações e a colaboração entre equipes e grupos de trabalho fisicamente deslocadas. Neste contexto, o Engemulti abre sua estrutura de rede de videoconferência para outros usuários da UFG, contribuindo para um grande avanço em toda a cadeia produtiva da UFG.

Além do crescimento institucional da UFG, pretende-se uma iteração com outros grupos de pesquisa que utiliza a tecnologia de videoconferência. Por exemplo, pretende-se a iteração com o Núcleo de Multimídia e Internet (IMI) da Universidade de Brasília (UnB) e seus programas de mestrado e doutorado. Os novos contatos com o IMI através de videoconferência poderão permitir uma iteração mais acentuada com a EMC que pretende implantar um programa de doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação num futuro próximo.

O sucesso do projeto está intimamente relacionado com a metodologia a ser utilizada: o planejamento estratégico orientado a projetos institucionais. O planejamento estratégico orientado a projetos institucionais é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, habilidades e recursos da EMC e as oportunidades de atuação no segmento de videoconferência para a EMC e também para a comunidade da UFG.

Na elaboração do planejamento estratégico orientado, três fases deverão ser cumpridas:

1. Fase de planejamento;
  2. Fase de implementação;
  3. Fase de controle.

Nas fases de planejamento e implementação, foram atingidas quatro grandes metas:

•  Adequação do espaço físico existente para a criação de duas salas de videoconferência;
  •  Adequação do espaço físico existente para a criação de um estúdio multimeios;
  •  Adequação da rede existente para utilização plena de recursos para videoconferência e VoIP;
  •  Testes dos equipamentos em novas metodologias de ensino e conferência.

Na fase de controle, três grandes metas foram atingidas:

1. Plena utilização dos equipamentos em novas metodologias de ensino e conferência;
  2. Diagnóstico dos resultados: estudo do impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico na implantação do novo serviço prestado pela EMC;
  3. Adoção de ações corretivas necessárias.

A adoção do planejamento estratégico juntamente com o detalhamento da proposta contempla todos os critérios para avaliação do mérito da proposta do edital de chamada pública MCT/FINEP/CT-INFRA 04/2003.

Dessa forma, o Engemulti encontra-se na sua maturidade e oferece aos docentes da EMC/UFG:

• Serviço de suporte na realização de videoconferências;
  • Treinamento Presencial;
  • Soluções para o Ensino à Distância (EaD);
  • Desenvolvimento de Soluções Criativas para Internet;
  • Consultoria em Videoconferência;
  • Transmissão de Áudio e Videostreaming;
  • Transmissão de Áudio e Video online (em tempo real).

Já os demais docentes da UFG, podem contar com o tradicional serviço de suporte na realização de videoconferências.